Notícias

05
Set

Na contramão da crise e com muito esforço e parcerias, ABSM comemora nova fase do Beneficência Portuguesa

Na contramão da crise e com muito esforço e parcerias, ABSM comemora nova fase do Beneficência Portuguesa

O conhecido e referencial prédio do Hospital da Beneficência Portuguesa, da avenida Independência, no Centro de Porto Alegre foi inaugurado em Junho de 1870. Após inúmeras transformações, degradação natural e reformas através dos tempos, representa ainda hoje uma das maiores riquezas arquitetônicas da Capital Gaúcha.

Mas é enquanto casa de saúde que o hospital que ali resiste ao tempo e às intempéries, fez e ainda deverá fazer parte da vida e da história de vida, dos sonhos e de superação de milhares de pessoas. É que neste dia 28 de Agosto o Pronto Atendimento do HBP de Porto Alegre completa um ano sob uma nova proposta de Gestão. Em plena recuperação de sua própria saúde estrutural, técnica, humana e de capacidade assistencial, a casa de saúde retoma o crescimento na contramão de uma das maiores crises da saúde brasileira.

Desde que assumiu a instituição em 2018, a ABSM – Associação Beneficente São Miguel, soube dos desafios que enfrentaria para mantê-lo de portas abertas. Mas de acordo com o presidente Dr. Rafael França, “dia após dia, sempre contamos com o esforço de parceiros e dos colaboradores, das pessoas que aqui trabalhavam e amam esse hospital. Passamos a cuidar de cada espaço, de cada ala, equipamento, dos profissionais, procurando sempre resolver cada problema com transparência e diálogo. E ao final de cada mês os resultados se tornavam cada vez mais positivos. O que nos impulsionava a continuar”, ressaltou.

O projeto que iniciou com o hospital praticamente fechado e com apenas um paciente e muitos problemas. Hoje, após um ano de gestão, o Beneficência já anda com suas próprias pernas. Retoma o crescimento e se permite olhar para o futuro. Segundo a direção dispõe atualmente de 30 leitos aos seus usuários e uma estrutura impecável, com salas e consultórios com equipamentos novíssimos, quartos climatizados com camas automatizadas, e um sistema de atendimento acolhedor e que tem recebido cada vez mais elogios e apoio da sociedade como um todo.

Com um grupo atuante de quase 200 pessoas entre colaboradores e profissionais de saúde - médicos, enfermeiros e técnicos nas mais diversas áreas, atende às demandas de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, dermatologia, gastroenterologia, neurocirurgia, neurologia, traumatologia, urologia, curativos. Na parte de exames laboratoriais tem capacidade para realizar 12 mil exames mês. E nas especialidades realiza ainda exames de endoscopia, colonoscopia, fibrobroncoscopia, ecocardiograma e raio-x.

No último trimestre a unidade registrou no P.A. 730 atendimentos. Uma média de 240 pacientes/mês. Opera 24 horas na Emergência para convênios e particulares, além de disponibilizar consultas SUS para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Sem dúvida uma trajetória marcada pelo esforço, dedicação, parceria e persistência deste grupo que acredita no HBP como um patrimônio histórico, cultural e de cuidado em saúde como referência para muitas gerações passadas e futuras.