Notícias

05
Set

Doutorzinhos levam alegria e motivação a pacientes do Beneficência em Porto Alegre

Doutorzinhos levam alegria e motivação a pacientes do Beneficência em Porto Alegre

O Grupo de voluntários do projeto Doutorzinho da Alegria, que utilizam a figura do palhaço para oferecer alegria, esperança e motivação aos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, foram flagrados por nossa câmera essa semana, chegando ao Hospital da Beneficência Portuguesa, no centro de Porto Alegre.

O projeto que existe desde 2006, é realizado semanalmente de domingo a domingo por profissionais de saúde treinados e capacitados especificamente para o projeto. Eles passam por seleção anual e recebem ainda cerca de 60 horas de capacitação e, somente então, são direcionados aos 13 hospitais em Porto Alegre, onde o projeto acontece.

No projeto existem cerca de 80 doutorzinhos que atuam de forma rotineira; sempre a mesma dupla/trio, no mesmo dia e horário da semana, no mesmo hospital. Cada dupla faz uma visita semanal, com cerca de 3 horas de duração. Segundo a coordenação do projeto, aproximadamente 10 mil pessoas entre pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde são impactados com as visitas mensalmente.

O Hospital que tem a gestão administrativa da Associação Beneficente São Miguel, está em processo acelerado de reformas e transformações e, em breve, deverá oferecer à população novos serviços em termos qualitativos e quantitativos de excelência em saúde.