
22
Abr
Máscaras caseiras: Qual o melhor tecido usar e como lavar

No Rio Grande do Sul já passam de 900 casos confirmados de coronavírus, conforme apontou a Secretaria Estadual de Saúde do Estado em boletim divulgado na tarde de ontem, terça-feira, 21/04. Além disso, com a nova atualização, 100 cidades têm pelo menos um registro de Covid-19. O que reforça ainda mais nossa necessidade de estarmos atentos aos cuidados contra a pandemia. POR ISSO LEIA COM ATENÇÃO ESTE MATERIAL E COMPARTILHE.
– Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais:
a) Tecido de saco de aspirador
b) Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)
c) Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão)
d) Fronhas de tecido antimicrobiano
– O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Como lavar – Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 5 copos de água potável + 1 copo de água sanitária.
Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
A máscara deve estar seca e passada a ferro quente para sua reutilização.
Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.
Descartar a máscara em saco plástico bem fechado quando apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.
Fonte: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/Nota-Informativa.pdf