Notícias

21
Fev

Graças promove ação de multiplicadores de prevenção primária do câncer

Graças promove ação de multiplicadores de prevenção primária do câncer

A educação preventiva a partir dos 30 anos de idade traz um novo conceito em termos de comportamento e atitude na prevenção de doenças como o câncer. A ideia vem sendo tratada como uma nova tendência e precisa ser difundida em Canoas e região através da conscientização das pessoas.

Um evento na manhã desta quinta-feira(20) no auditório da prefeitura de Canoas com a presença de membros e representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Nossa Senhora das Graças, Associação Beneficente de Canoas, Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de Canoas e Associação Beneficente São Miguel selou essa iniciativa.

Segundo a palestra do médico chefe da oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, Sören Franz Marian Sutmöller, a prevenção primária que deve ocorrer na faixa dos 30 anos de idade, quando as pessoas começam a mudar estruturalmente de hábitos “como por exemplo, constituem família, intensificam a carga horária de trabalho, passam a ter filhos, ou seja, o estilo de vida, em geral começa a se modificar nesta etapa da vida e desta forma, na maioria dos casos dá vazão ao sedentarismo”, salientou Sorem. 

A ação é parte do planejamento estratégico da ABSM para o Graças. E devem ocorrer ao menos uma palestra sobre temas variados em saúde a cada mês, sempre fora das dependências do Hospital.  

Importância da antecipação – Um bom exemplo é o caso de um paciente que aos 30 anos esteja com 65 quilos, e aos 35 anos em nova consulta, apresenta peso acima dos 100 quilos. Isso requer investigação, pois, segundo ressalta Sören, algo muito adverso ocorreu em 5 anos na vida dessa pessoa. E se deixar pra verificar somente aos 50, talvez uma doença já esteja instalada e poderia ter sido evitada com a educação preventiva lá nos 30 anos de idade. 

O presidente da Associação Beneficente São Miguel – ABSM, Rafael França, que administra o Hospital Nossa Senhora das Graças e que também é oncologista, incentiva a realização de palestras sobre o tema, pois segundo ele, “é de suma importância que as pessoas trabalhem bem a questão dos hábitos cotidianos, evitando o sedentarismo e buscando sempre manter em dia exames de rotina e preventivos, principalmente, nestas etapas iniciais da vida adulta”.

Por Comunicação Social Hospital Beneficência Portuguesa.