Berço de personalidades de projeção nacional e internacional, como a cantora Elis Regina e o escritor Moacyr Scliar, nascidos em sua maternidade, a Beneficência Hospitais acumulou um importante acervo de informações sobre as atividades médicas em mais de 160 anos de história. A documentação, que abrange também as atividades da Sociedade Portuguesa de Beneficência, fundadora do Hospital, é uma fonte primária fundamental à disposição de pesquisadores interessados em conhecer, hoje, a evolução da medicina no Rio Grande do Sul, do século 19 até as primeiras décadas do século 20.
Para melhor conservação do acervo, foi assinado um convênio, em 2007, reunindo o Museu de História da Medicina (MUHM/Simers), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e a Beneficência. O acordo permitiu a recuperação dos materiais, a partir de cuidadosa avaliação de cada um dos documentos, sua descrição e organização. Além disso, a iniciativa possibilitou que 56 graduandos em história participassem do projeto em regime de voluntariado, sob coordenação de um professor, aprofundando sua experiência extracurricular.
Na coleção, destacam-se os livros de matrícula de associados, as atas de reuniões de diretoria e as do Conselho da Sociedade Portuguesa de Beneficência, livros de entrada de enfermos, com as especificações das doenças e formas de tratamento, livros contábeis de receita e despesa, livros de farmácia e compra de medicamentos, livros de cemitérios e sepulturas, diferentes plantas arquitetônicas e fotografias. Devidamente protegido, este conjunto de bens culturais é formado por cerca de 300 livros de registros, além de documentação avulsa.
Museu da História da Medicina
Sediada em prédio histórico e em processo de tombamento, a Beneficência abriga, desde 2007, o Museu de História da Medicina, uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).
Av. Independência, 270
Porto Alegre, RS CEP 90035-070
Telefone: +55 51 3029-2900
E-mail: museu@muhm.org.br